A Codeba realiza uma sólida e permanente política de relações institucionais com o Governo do Estado da Bahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Associação Comercial da Bahia (ACB), Comando do 2º Distrito Naval, prefeituras, empresas e outras entidades com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico e social do Estado, através da movimentação de cargas pelos portos que administra.
A Codeba é membro club partner no Brasil do GRI Club Infra e está atualmente afiliada a associações internacionais do setor, como a American Association of Port Authorities (AAPA) e a Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (PIANC). A companhia também é filiada a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).
A Codeba instituiu um planejamento de busca ativa por cargas e passageiros, incluindo a participação em eventos de destaque nacional e internacional. A companhia entende que uma maior movimentação nos três portos sob sua administração, fortalece a economia da Bahia, gerando mais riquezas e mais oportunidades para os baianos.
Seguindo essa linha de ação, diretores da Codeba já participaram em 2024, da 92ª edição do Brazilian Mining Day, em Toronto, durante a convenção anual da Prospectors and Developers Associantion of Canadá, e da Intermodal, maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior das Américas. E sempre está presente em outros encontros, como o Nordeste Export e a Exporlog.
E no setor do turismo, esteve representada na Seatrade Cruise Glocal, maior feira mundial da indústria de cruzeiros. Além disso, participa pela primeira vez da Bahia Farm Show, a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do norte e nordeste do Brasil.
Em outra ação estratégica, a Codeba, em parceria com o Comando do 2º Distrito Naval, encapou a criação do Cluster Naval da Bahia, com o objetivo de criar uma sinergia e um ambiente de negócios, agrupando diversas entidades que atuam diretamente na economia do mar.
Sendo a Bahia a unidade da federação com a maior área costeira do país, com 1.100 km, possuindo a segunda maior baía do mundo, e a maior do País, a Baía de Todos os Santos (BTS), o Estado demostra assim todo o potencial econômico para o setor.
Infraestrutura portuária, segurança e defesa, transporte marítimo, produção de petróleo e gás offshore, indústria naval, e turismo náutico e costeiro, são algumas das atividades a serem potencializadas com a criação do Cluster Naval da Bahia.
Além de ter como missão prover a infraestrutura, a fiscalização e a efetividade das operações e serviços portuários, a Codeba, Autoridade Portuária vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, sempre atuará decisivamente para o desenvolvimento econômico e social da Bahia e do Brasil, planejando ações de infraestrutura de forma a elevar a competitividade da economia brasileira.
|