O Porto de Salvador apresenta o potencial de ser o hub port (porto concentrador) do Nordeste e tem como principal característica um perfil exportador, com destaque na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e também na recepção de cruzeiros marítimos. É um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, com expressiva participação no comércio exterior.
Em 2023, o porto movimentou um total de 5,5 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 4,82% em suas movimentações em relação a 2022.
Com papel decisivo para a economia baiana, o Porto de Salvador se destaca por sua posição estratégica em relação ao continente europeu e ao Mercosul. Sua área de influência inclui, além da Bahia, o norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
É também um dos principais destinos das rotas de cruzeiros marítimos do litoral brasileiro. Nos últimos anos, o Porto de Salvador tem recebido substanciais investimentos na sua infraestrutura, a exemplo da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, que o interliga à BR-324; da dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução; da construção do novo terminal marítimo de passageiros; da modernização e compra de novos equipamentos para o terminal de contêineres e para a descarga de trigo.
PORTO DE ARATU-CANDEIAS
O porto de Aratu foi projetado estrategicamente para atender as crescentes necessidades de uma área industrializada, voltado para a movimentação de químicos, petroquímicos e metalúrgicos beneficiados na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O porto, situado também na Baía de Todos-os-Santos, na Enseada de Caboto, cumpre o papel de indutor do processo de desenvolvimento industrial da Bahia, viabilizando os dois principais polos do setor existentes no Estado: o Centro Industrial de Aratu (CIA) e o Polo Industrial de Camaçari. Expansão descontinuada do Porto de Salvador, Aratu-Candeias é um dos mais importantes escoadouros da produção química e petroquímica do Brasil.
É, isoladamente, a unidade portuária do Complexo da Bahia com maior movimentação de cargas. Em 2023 foram 6,6 milhões de toneladas, com 53% de participação na movimentação de cargas da Codeba.
Sua área de influência se estende a Sergipe, Alagoas, oeste de Pernambuco e norte de Minas Gerais, operando com sete terminais para a movimentação de granéis sólidos, produtos líquidos e gasosos. Essa estrutura permite que o porto opere com grande variedade de cargas, movimentando simultaneamente minérios e produtos químicos. Entre os principais produtos movimentados estão fertilizantes, nafta, concentrado de cobre, petroquímicos líquidos e gases liquefeitos.
PORTO DE ILHÉUS
O Porto de Ilhéus atende à demanda de produtos oriundos da região do oeste baiano, principalmente a soja e produtos da sua hinterlândia, magnesita, óxido de magnésio, além dos equipamentos voltados para a usina de geração de energia eólica e do cacau em amêndoas para atender às indústrias chocolateiras instaladas na região.
Em 2023, teve a maior movimentação registrada para o porto desde o ano de 2008, movimentando 556.597 toneladas.
O equipamento logístico tem se destacado também no segmento do turismo, recebendo a cada ano um número considerável de navios de cruzeiros nos períodos de alta temporada. Nas últimas décadas, com o declínio da cultura cacaueira, o Porto de Ilhéus ganhou um novo perfil, buscando ampliar a sua área de influência, atraindo cargas diversas e de várias regiões da Bahia e de outros Estados.