Negócios

A Bahia, onde estão os três portos (Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus) administrados pela Codeba, Autoridade Portuária, é a maior economia da região nordeste do Brasil, as exportações baianas em 2023 chegaram a US$ 11,3 bilhões. Destaque para produtos químicos e petroquímicos, soja, óleo combustível, celulose e frutas. Entre alguns destinos dos produtos da Bahia estão países como Singapura, EUA, China, Canadá e Alemanha.

Além de possuir o maior complexo industrial do hemisfério sul, o Polo Industrial de Camaçari, com mais de 90 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade, como indústrias de pneus, têxtil, fertilizantes, fármacos, bebidas e serviços, a Bahia também se destaca pela produção de grãos da região oeste do Estado, de celulose no extremo sul e de frutas cultivadas em plantações irrigadas na região norte. E outra área que vem crescendo nos últimos anos é a da mineração, com produção de minérios como o ferro, o níquel e o vanádio.

Com a atração de novos empreendimentos para a Bahia, como a fábrica de veículos elétricos da BYD, o Estado vai experimentar um novo ciclo de expansão, com abertura de mais postos de trabalho e, consequentemente, mais renda para o nordeste.

A localização privilegiada do Estado da Bahia e da Baía de Todos os Santos, a segunda maior baía do mundo, colocam os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus como importantes  equipamentos logísticos para incrementar o comércio exterior brasileiro. 

 

COMPLEXO PORTUÁRIO

A Bahia possui um dos maiores complexos portuários do Brasil, formado pelos portos públicos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, além de sete Terminais de Uso Privado (TUPs).
 
O complexo possui o Sistema Portuário da Baía de Todos os Santos, formado pelo porto descontinuado Aratu-Candeias/Salvador, além dos TUPs Enseada Naval, Aquaviário de Madre de Deus, Marítimo Miguel Oliveira, Dow Química, Cotegipe - TPC, Regaseificação de GNL da Bahia – TRBA e Terminal Marítimo Graneis - TMG, todos operando em áreas sob a jurisdição da Codeba.
 
O conceito de porto descontinuado aplica-se a Aratu-Candeias/Salvador por conta das singularidades geoeconômicas da Baía de Todos os Santos. Primeiro marco da história portuária brasileira, o Porto de Salvador foi construído na área urbana, no antigo centro de negócios da capital baiana, tendo como característica a movimentação de cargas gerais e grãos.
 
A condição de “porto urbano” não permite a operação de outras cargas específicas, como as das áreas petroquímicas, minério e gás. A solução foi a construção de uma extensão do Porto de Salvador a apenas 10 quilômetros de distância, navegando adentro da própria Baía, no conceito de porto descontinuado, gerenciado pela mesma Autoridade Portuária.
 
 

PORTO DE SALVADOR

O Porto de Salvador apresenta o potencial de ser o hub port (porto concentrador) do Nordeste e tem como principal característica um perfil exportador, com destaque na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e também na recepção de cruzeiros marítimos. É um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, com expressiva participação no comércio exterior. 
 
Em 2023, o porto movimentou um total de 5,5 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 4,82% em suas movimentações em relação a 2022.
 
Com papel decisivo para a economia baiana, o Porto de Salvador se destaca por sua posição estratégica em relação ao continente europeu e ao Mercosul. Sua área de influência inclui, além da Bahia, o norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 
 
É também um dos principais destinos das rotas de cruzeiros marítimos do litoral brasileiro. Nos últimos anos, o Porto de Salvador tem recebido substanciais investimentos na sua infraestrutura, a exemplo da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, que o interliga à BR-324; da dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução; da construção do novo terminal marítimo de passageiros; da modernização e compra de novos equipamentos para o terminal de contêineres e para a descarga de trigo.
 
 

PORTO DE ARATU-CANDEIAS 

O porto de Aratu foi projetado estrategicamente para atender as crescentes necessidades de uma área industrializada, voltado para a movimentação de químicos, petroquímicos e metalúrgicos beneficiados na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 
 
O porto, situado também na Baía de Todos-os-Santos, na Enseada de Caboto, cumpre o papel de indutor do processo de desenvolvimento industrial da Bahia, viabilizando os dois principais polos do setor existentes no Estado: o Centro Industrial de Aratu (CIA) e o Polo Industrial de Camaçari. Expansão descontinuada do Porto de Salvador, Aratu-Candeias é um dos mais importantes escoadouros da produção química e petroquímica do Brasil. 
 
É, isoladamente, a unidade portuária do Complexo da Bahia com maior movimentação de cargas. Em 2023 foram 6,6 milhões de toneladas, com 53% de participação na movimentação de cargas da Codeba.
 
Sua área de influência se estende a Sergipe, Alagoas, oeste de Pernambuco e norte de Minas Gerais, operando com sete terminais para a movimentação de granéis sólidos, produtos líquidos e gasosos. Essa estrutura permite que o porto opere com grande variedade de cargas, movimentando simultaneamente minérios e produtos químicos. Entre os principais produtos movimentados estão fertilizantes, nafta, concentrado de cobre, petroquímicos líquidos e gases liquefeitos.
 
 

PORTO DE ILHÉUS 

O Porto de Ilhéus atende à demanda de produtos oriundos da região do oeste baiano, principalmente a soja e produtos da sua hinterlândia, magnesita, óxido de magnésio, além dos equipamentos voltados para a usina de geração de energia eólica e do cacau em amêndoas para atender às indústrias chocolateiras instaladas na região. 
 
Em 2023, teve a maior movimentação registrada para o porto desde o ano de 2008, movimentando 556.597 toneladas.
 
O equipamento logístico tem se destacado também no segmento do turismo, recebendo a cada ano um número considerável de navios de cruzeiros nos períodos de alta temporada. Nas últimas décadas, com o declínio da cultura cacaueira, o Porto de Ilhéus ganhou um novo perfil, buscando ampliar a sua área de influência, atraindo cargas diversas e de várias regiões da Bahia e de outros Estados.

 



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